CNH Digital: Como fazer esse documento obrigatório

Você já deve ter ouvido falar da CNH digital, ou como também é chamada a CNH-E. Portanto, é importante que saibam como fazer esse documento obrigatório. E é isso que falaremos hoje neste artigo. Mas antes, você sabe realmente o que é a cnh digital?

O que é CNH Digital?

A CNH-e ou CNH Digital tem o mesmo valor jurídico da versão impressa e pode ser acessada a partir de um aplicativo desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal, para Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).


A solução já está disponível nas lojas da App Store e Play Store e armazena todas as informações da carteira impressa, inclusive foto e QR Code, garantindo maior autenticidade ao documento.

Conforme a resolução 598/2016 do Contran e suas alterações, a CNH-e tem o mesmo valor jurídico que o documento físico, valendo também como documento de identificação.

CNH Digital: Como fazer esse documento obrigatório

Para obter a cnh digital é preciso ter a CNH impressa no formato atual, com QR code. Quem tem a versão antiga, precisará pedir uma segunda via ou renovar a impressa para, então, solicitar a digital. Não é necessário esperar a CNH vencer para renová-la.

Tendo a cnh impressa no formato atual você precisará se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran (Entre no item “cadastro” no menu à esquerda). Após preencher o cadastro, o site avisa que enviou um link de ativação do cadastro.

Aí é só verificar seu e-mail e ativar o cadastro.

É preciso ir ao Detran onde foi emitida a CNH impressa para confirmar seus dados (quem optar por usar um certificado digital, que é pago, pode fazer todo o processo online).

Caberá a cada Detran cobrar ou não pela via digital, e determinar um valor a ser pago.

O próximo passo é baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, que estará nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android).

Hoje em dia é muito fácil fraudar grandes sites, por isso cuidado com apps falsos. O oficial é gratuito para baixar e nele está escrito o nome do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), que desenvolveu o sistema. Fique atento a isso.

O acesso ao aplicativo é feito por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários inscritos.

Por fim, é preciso criar uma senha de 4 dígitos para acessar o documento no celular.

A previsão é que, pelo aplicativo da CNH Digital, seja possível também consultar a pontuação e ser avisado da proximidade do vencimento da carteira. Ele também permitirá exportar e compartilhar o arquivo da CNH (por e-mail e até whatsapp) para usar em situações que exigem um documento autenticado.

Não precisa se preocupar quanto ao seu valor pois, segundo o Ministério das Cidades, a CNH digital será uma versão do documento com o mesmo valor jurídico da CNH impressa.

Parece que o a cnh digital veio para trazer vários benefícios para os motoristas, e futuros motoristas, e principalmente para aqueles que acabam esquecendo de andar com o mesmo diariamente.

CNH Digital: Como fazer esse documento obrigatório
4.2 (84%) 5 votes

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.