McLaren pilotada por Senna de 1993 é vendida por 4,19 milhões de euros

McLaren pilotada por Senna de 1993 é vendida por 4,19 milhões de euros em Mônaco. O comprador não foi revelado, mas foi o vencedor de uma longa e vigorosa troca de ofertas, pois havia outros compradores interessados.

McLaren pilotada por Senna de 1993

Uma McLaren de 1993 pilotada pelo tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna foi vendida por 4,19 milhões de euros (4,9 milhões de dólares) em um leilão em Mônaco.


A Bonhams, responsável pelo leilão, não revelou o comprador do carro de motor Ford Cosworth MP4/8A, com o preço de 4.197.500 euros incluindo o prêmio do comprador, mas disse que a compra ocorreu após uma  “longa e vigorosa troca de ofertas”.

Quem é o comprador?

Alguns veículos de imprensa reportaram que o ex-chefão da Fórmula 1 Bernie Ecclestone, que estava em Mônaco e tem uma extensa coleção de carros de corrida, teria comprado o veículo, mas Ecclestone desmentiu a informação à Reuters por telefone.

A McLaren em questão foi o último carro pilotado pelo brasileiro no circuito de rua de Mônaco. Ela levou o tricampeão à sua sexta vitória no principado.

McLaren pilotada por Senna de 1993 é vendida por 4,19 milhões de euros

A Bonhams disse que o carro, totalmente funcional, com motor V8 e caixa de câmbio originais, era a McLaren mais historicamente importante da Fórmula 1 a ser apresentada em leilão.

O primeiro carro de Senna em Mônaco, uma Toleman-Hart TG184 de 1984 também foi vendida no leilão “Les Grandes Marques a Monaco” por 1,6 milhões de euros.

Tragédia no ano seguinte

Senna morreu no ano seguinte, pilotando um carro da Williams no circuito de Ímola em maio de 1994.

Ayrton Senna, o tri-campeão mundial de Fórmula 1, morreu em 1 de maio de 1994, como resultado de uma colisão entre seu carro e uma barreira de concreto, enquanto participava do Grande Prêmio de San Marino, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália.

No dia anterior, Roland Ratzenberger (Simtek) morreu quando seu carro bateu durante a qualificação para a corrida. Seu acidente e o de Senna foram os piores entre os vários acidentes ocorridos naquele fim de semana. E foram os primeiros acidentes fatais ocorridos em uma corrida oficial de Fórmula 1 em 12 anos.

Eles se tornaram um divisor de águas na segurança do esporte, o que levou a implementação de novas medidas de segurança e reformulação da Grand Prix Drivers’ Association.

McLaren pilotada por Senna de 1993 é vendida por 4,19 milhões de euros
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta