Não coloque Etanol no seu carro (antes de ler isso!)

Não coloque Etanol no seu carro, pelo menos não antes de ler esse artigo. Depois de ler o artigo, tire suas conclusões com base no que esses especialistas estão falando. Se ainda achar válido, coloque Etanol no carro.

Em meio a essa crise com o preço da gasolina nas alturas, muitos andam pensando em abastecer o carro apenas com Etanol (álcool), mas fica com receio de causar algum problema no veículo.


Para escrever esse artigo, procuramos orientação de especialistas na internet, para te ajudar a tomar a melhor decisão possível para seu bolso e veículo.

O que é o Etanol?

Antes de entrar no assunto, vamos esclarecer o que é o Etanol, usado para abastecer veículos no Brasil.

O Etanol é um combustível ecologicamente correto. Ele é obtido a partir da cana-de-açúcar, o que ajuda na redução do gás carbônico da atmosfera através da fotossíntese nos canaviais. Seguindo recomendações específicas, este combustível pode ser misturado ao diesel e à gasolina.

Não coloque Etanol no seu carro

Talvez você não saiba, mas o álcool com que você abastece o seu veículo é diferente daquele que é adicionado à gasolina.

O combustível que abastece os veículos movidos a álcool ou flexfuel é o álcool etílico hidratado, que se caracteriza por sua apresentação límpida e incolor. Já o produto que é adicionado à gasolina é o álcool etílico anidro, que recebe adição de corante laranja. Fonte: Petrobras.

O primeiro carro movido a Etanol no Brasil foi o Fiat 147, que foi lançado em julho de 1979, quatro meses após os 16 primeiros postos de combustível começaram a receber o álcool combustível. Em 2003 foi lançado o Volkswagen Gol de terceira geração, que recebeu o sobrenome de “TotalFlex”. Esse foi o primeiro carro no Brasil a aceitar a gasolina e o Etanol como combustível, isolados ou misturados.

Atualmente os carros Flex representam 88% das vendas de automóveis e comerciais leves no país. Então é muito importante saber se pode ou não colocar Etanol no seu carro Flex.

Não coloque Etanol no seu carro (antes de ler isso!)

Não coloque Etanol no seu carro sem antes ler o restante do artigo, porém já vou adiantando que após pesquisar sobre o assunto, estou colocando Etanol no meu carro, quando o preço está competitivo.

Mito ou verdade? Vamos falar um pouco sobre isso.

1- Etanol estraga o motor

Se o seu veículo tem um motor Flex ele não vai estragar com o uso desse combustível, pois ele foi projetado para isso. As montadoras afirmam isso e, se o carro estiver na garantia e der problemas, leve na autorizada.

2- Etanol rende 30% menos que a Gasolina

Esqueça o índice oficial de 30% como diferença de consumo entre um combustível e outro. Cada carro tem a sua tecnologia, cada motorista tem seu estilo de direção e tudo isso influencia.

Para ter a sua média, faça um teste com o tanque cheio de Gasolina e, depois, com o tanque cheio de Etanol e tire suas conclusões.

3- Etanol dá maior potência ao veículo na estrada

Isso é verdade!

O Etanol aumenta a potência e torque do veículo, resultando em melhoras nas acelerações, ultrapassagens, subidas, porém tome cuidado pois o álcool é muito falsificável.

Sua característica higroscópica — a capacidade de absorver água — permite mistura com água. Ainda assim, fará o motor funcionar, apesar do rendimento cair e o consumo aumentar na medida da falsificação.

Então fique atento e abasteça em postos de grandes redes.

4- Só abasteça Etanol misturado a Gasolina

Bobagem, mas muitos acreditam nessa conversa fiada.

A escolha é sua e você pode alternar ao seu agrado, apenas para o sistema ser forçado a identificar e se autorregular para o uso de um e outro. Sistema é igual músculo. Sem uso, estraga. Então use a vontade.

Conclusão

Agora que leu o artigo, caso você não coloque Etanol no seu carro, será por escolha próprio, mas você foi informado que ele não é prejudicial. Eu coloco Etanol no meu carro sempre que o preço está compensando, simples assim.

E você, coloca Etanol no seu carro ou moto Flex ou não? Deixe sua resposta nos comentários.

Se esse artigo te ajudou, não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais abaixo.

Não coloque Etanol no seu carro (antes de ler isso!)
5 (100%) 9 votes

4 thoughts on “Não coloque Etanol no seu carro (antes de ler isso!)”

    • Eu prefiro uma mistura alcool gasolina mesmo sabendo q ja existe a mistura na gasolina sempre coloco uma mistura de 60 -40 gas-alc ate agora nao tive problema ,a media fica em 13.7 estrada 12.4cidade siena 1.0

  • Bom dia,eu concordo com essa conclusão,cada caso é um caso,cada motorista tem seu jeito de dirigir e cada carro tem sua tecnologia,eu boto etanol no meu carro,já fiz essa comparação do tanque cheio, na cidade a gasolina rende mas é na estrada o etanol é rende mas,pq na cidade usa mas a embreagem.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.